Monday, August 23, 2010

World of Warcraft e Internet, Serious Business!


Um juiz do Tribunal do Distrito Central da Califórnia decidiu quinta-feira que Alyson Reeves, dono do servidor pirata "Scapegaming", perdeu o seu processo contra a Blizzard. Processado em outubro de 2009 por violação de direitos autorais, no dia 10 de agosto a Blizzard ganhou um processo de exatos "$88,594,539.00" (sim você leu bem, 88 milhões de dólares!!) contra o dono do servidor pirata, Alyson comandava um negócio em seu próprio servidor de WoW, com venda de itens via Paypal. Isso pode parecer absurdo, mas sabe quanto ele lucrou com um server pirata de WoW? $3,000,000.00! (sim, novamente você leu certo) 3 milhões de dólares! Este montante veio de "lucros inadequados" como contas vips, itens, etc.. na realidade além de um mero servidor, era um negócio multimilionário!

Criar um servidor privado, e depois vender o acesso e itens para os jogadores no servidor, quebra o "World of WarCraft: End User Licensing" (acordo e os termos de uso) de muitas maneiras. "Desenvolver ou fornecer serviços de correspondência para o jogo ou interceptar, emular ou redirecionar os protocolos de comunicação utilizados pela Blizzard em qualquer forma, para qualquer finalidade, incluindo, sem limitação de jogar de maneira não autorizada através da internet, jogar em rede, ou como parte de redes de agregação de conteúdo ". Jogar em um servidor não-Blizzard é uma clara violação do presente acordo.

Se você acha que o dinheiro atribuído a Blizzard parece elevado, este é o lugar onde entra a matemática.

O servidor em questão não era uma pequena operação, em um ponto, acolheu 32 mil jogadores em um único dia, de acordo com documentos judiciais. Em junho de 2008, havia 427.393 membros da comunidade do site! Depois de fazer alguns milhões sendo dono de um servidor privado, você pensaria que seria uma boa idéia economizar um pouco e colocar uma pessoa em seu lugar, apenas no caso de a empresa em questão decidir vir atrás de você. (Foi o que Alyson fez, colocou uma garota no seu lugar haha)
Na verdade, a indenização foi reduzido, de acordo com o tribunal. A multa de $200 por evasão é um mínimo legal, e, neste caso, foi multiplicado por 427.393 usuários. "Na medida em que este número parece excessivamente grande, o Congresso determinou esta abordagem, o Tribunal de Justiça não é capaz de desviar-la", explicou a decisão.
Blizzard também alegou que todas as transações Paypal constituiram uma evasão, o montante que a Blizzard alegou que era devido sobre as transações de Paypal? Um adicional de US $ 20.886.200 em indenização!

É pouco provável que você vai um dia estar em um tribunal se você está apenas brincando com alguns amigos, mas Scapegaming estava lidando com centenas de milhares de sócios que pagam milhares de dólares para jogar o que equivale a um servidor pirata. World of Warcraft é vaca de ouro, e o maior do lucro da Blizzard, sendo assim eles não tem um bom senso de humor sabendo que jogadores encontram uma maneira de jogar sem pagar a mensalidade.
Neste link você pode acompanhar todas as atualizações que o caso teve rfcexpress.com/lawsuit.asp?id=51340

Já passou a época que todos achavam que internet não é papo sério, além de ser sério, é um negócio e pode render muito! ...Muito lucro e muita dor de cabeça. 

Bruno Novaes

0 comentários:

Post a Comment